sábado, 9 de julho de 2016

Intertextualidade, metaficção e autoficção: Fronteiras da narrativa de ficção na literatura do início do século XXI (2016)

Na literatura da segunda metade do século XX, existem várias obras em que é explícita a alusão e até mesmo a apropriação de elementos de outras obras literárias. Narrativas de ficção que têm como tema a própria produção de narrativas de ficção se tornaram também frequentes na literatura contemporânea. Em algumas obras literárias, a linha que perpassa a fronteira entre a figura do autor e a figura do narrador se tornou bastante fluida. 

O objetivo deste artigo é examinar como algumas obras literárias bem recentes, produzidas nos últimos dez anos, têm levado a intertextualidade, a metaficção, e a autoficção às últimas consequências. Essas obras, como procuro mostrar no artigo, exploram as fronteiras da literatura com as artes visuais, com o plágio, com relatos autobiográficos, e com o universo de textos publicados sob a forma de postagens nas redes sociais. 

[ PDF ]
[ site da revista ]

© Como citar esta artigo: 
ARAUJO, Marcelo de. "Intertextualidade, metaficção e autoficção: Fronteiras da narrativa de ficção na literatura do início do século XXI". Viso, 2016, vol. 18, p. 141-161. (ISSN 1981-4062).