terça-feira, 6 de setembro de 2016

World War I to the age of the cyborg: the surprising history of prosthetic limbs (2016)

Você não gostaria de ser mais inteligente ou mais forte? E se novas tecnologias fossem utilizadas para aumentar nossas capacidades físicas e cognitivas? Tem havido muita discussão atualmente sobre a ética do “aprimoramento humano”. Avanços tecnológicos recentes podem talvez ter desencadeado esse debate. Mas a preocupação com a ética do aprimoramento humano não é nova. 

Para avaliarmos as consequências do aprimoramento humano no futuro eu proponho que examinemos antes o debate sobre o aprimoramento humano no passado. Esse artigo mostra que a investigação histórica sobre a produção em massa de próteses durante o período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais é imprescindível para compreendermos melhor o debate filosófico atual sobre aprimoramento humano.

[ site da revista ]

© Como citar este artigo: 
ARAUJO, Marcelo de. "World War I to the age of the cyborg: the surprising history of prosthetic limbs. What century-old prosthetic limbs reveal about attitudes towards human enhancement today". In The Conversation, 6 de setembro de 2016.