sábado, 6 de maio de 2017

O que é a ética do aprimoramento humano? (2017 / palestra)

Este é o texto de uma palestra que fiz em maio de 2017, por ocasião da "XIII Semana de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro". Trata-se basicamente de uma introdução à discussão filosófica sobre a ética do aprimoramento humano para estudantes de graduação e pós-graduação. 

O trabalho faz uma distinção entre “método de aprimoramento” e “tipo de capacidade humana” que se visa aprimorar. Da relação entre essas duas ideias se seguem diversos problemas morais diferentes, que tornam o debate filosófico contemporâneo sobre a ética do aprimoramento humano bastante amplo e complexo. O trabalho defende a tese segundo a qual não há uma linha fixa que delimite o âmbito do tratamento do âmbito do aprimoramento. A referência ao “efeito Flynn” é explorada como um dos argumentos em favor dessa tese.

[ PDF ]
[ slides ]

© Como citar o texto desta conferência:
ARAUJO, Marcelo de. 2017. "O que é a ética do aprimoramento humano". XIII Semana de Pós Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 27 de maio de 2017, 11p. DOI:10.13140/RG.2.2.18967.57760.