sexta-feira, 6 de abril de 2018

Por que escrever um romance se você pode muito bem escrever um programa de computador? Chatbots e o futuro da literatura (artigo / 2018)


O livro Androides sonham com carneiros elétricos?, de Philip K. Dick, completou 50 anos este mês. A obra ficou mais conhecida pela adaptação para o cinema como Blade Runner, em 1982. ELIZA, de Joseph Weizenbaum, completou 50 anos também. Pouca gente ainda se lembra: ELIZA foi o primeiro programa de computador capaz de manter uma conversa com seres humanos. Mas o que essas as duas obras podem ter em comum além da idade? 

A primeira é uma obra de ficção sobre robôs. A segunda é um robô inspirado numa obra de ficção. Tanto Androides quanto ELIZA levantam questões sobre nossa relação com as máquinas. As duas obras tratam da pergunta sobre até que ponto programas de computador poderiam se tornar tão inteligentes a ponto de se passarem por seres humanos. Tanto uma quanto a outra, com outras palavras, nos levam a especular se não poderíamos criar um dia máquinas que possam realmente pensar, ou que pelo menos sejam capazes de passar no famoso “teste de Turing”.

[ PDF ]
[ online ]

© Como citar este artigo: 
ARAUJO, Marcelo de. 2017. "Por que escrever um romance se você pode muito bem escrever um programa de computador? Chatbots e o futuro da literatura". In: Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, 5p., 5 abirl, 2018. 
(doi: 10.13140/RG.2.2.13015.78245).